sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Balada Top é Balada Segura!


Era madrugada do dia 27 de janeiro, estávamos eu e uma amiga, perdidas pela noite, em busca de diversão, acabamos indo parar no Camarote do Linense, ia tocar uma dupla sertaneja, Guilherme e Thiago, foi ótimo, gente bonita e música boa, nos divertimos muito. Enquanto isso em uma Boate, na cidade de Santa Maria - RS, os jovens faziam o mesmo, saíam em busca de diversão, talvez uma boa banda e uma balada animada eram o que precisavam. Jamais passaria pelas suas cabeças, que lutariam pelas suas vidas, no instinto mais primitivo de sobrevivência, em meio a uma fumaça densa de um incêndio imprudente. Enquanto eu dormia feliz por ter aproveitado meu sábado, centenas de pessoas procuram seus entes queridos.
Foi um dia de luto para o Brasil, foi um dia de luto para todos que curtem ir a Baden, ao Royal, Camarote, Tradicional... Nos perguntamos por quê é necessário acontecer algo desta gravidade para que haja uma legislação eficiente e uma fiscalização rígida? Bom, infelizmente sabemos que o ser humano é imprudente por natureza, sabemos também que a prevenção é vista "como um gasto supérfluo" e pode ser deixado para depois, sempre pensamos que isso não vai acontecer conosco, e também não pensamos, por que talvez seja mais fácil não pensar.  
O sentimento de segurança que tanto procuramos está alheio a preocupação, esta perdido no termo muito usado nos dias de hoje "viver intensamente", esquecemos que "viver intensamente" é viver também com responsabilidade! Nossas vidas são cristais de imensurável valor e de grande fragilidade; quando os jornais nos pedem para não “beber e dirigir” o que fazemos? Dirigimos, claro, isso não vai acontecer com a gente; apagamos o fato de nossos corpos serem feitos de carne e osso e não titânio.
Agora toda vez que chego a um lugar vou olhando a sinalização, as portas, por onde correr se houver um incêndio ou desabamento, é inevitável; a Boate Baden parou a ultima balada para nos mostrar onde estava localizado cada um desses detalhes, acredito que seria de grande utilidade se os demais locais fizessem o mesmo, parar dez minutos para bater um papo no microfone e informar, é de grande valia para não chorar o "leite derramado" depois, e isso não se reserva apenas para as casas noturnas, restaurantes, bares, choperias, igrejas, comércio, industrias e qualquer ambiente necessita de segurança, prever o risco e tomar atitudes para que não aconteça o pior, não esquecendo que são necessárias as vistorias das instalações elétricas e das tubulações de gás, que são tão perigosas ou mais, e que podem trazer o fogo e explosões.
Balada legal é balada consciente, sadia e com segurança! Riscos temos em qualquer lugar, basta estar vivo, porém prevenção nunca é demais.

Artigo escrito por mim, na data de 06/02/2013, uma reflexão sobre seguração para um jornal local.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!!!! Gostei muito da comparação com a mistura "direção e álcool", que mata todos os dias, no Brasil todo.
Agora só falta mandar para o jornal. Danilo Delmanto